Proposta pedagógica
Aprendizagem Ativa
Aqui, cada estudante é único - vive, lê e se expressa de forma particular. Então, por que devemos supor que todos aprendam da mesma maneira e no mesmo tempo?
O modelo da Camino School baseia-se na Aprendizagem Ativa, metodologia em que o estudante não é mero espectador, mas sim elemento central e ativo, que vai, no seu ritmo, em busca de suas perguntas para, então, respondê-las e tornar a criar perguntas, num ciclo constante de conhecimento.
Metodologia ativa é o ensino repensado, com o viés da inovação, atualizando a sala de aula e levando em conta as necessidades e interesses de cada um e do coletivo. Na Camino School, o papel do educador é o de questionador e mediador e a resposta vem com a criação de projetos, práticas e desafios que de fato motivem seus jovens e crianças.
Tecnologia
Na Camino School, a tecnologia está a serviço da formação humana. Queremos que nossos estudantes saibam interagir com o mundo digital nas suas atividades de aprendizagem, não apenas para fazer pesquisas, mas para interagir de maneira equilibrada com o mundo físico.
Assim, usamos a tecnologia como uma grande aliada na busca pelo conhecimento, utilizando-a a favor dos processos de aprendizado. Não supervalorizamos o uso da informática, nem tampouco tentamos minimizar sua importância: o uso de gadgets coexiste com a utilização de cadernos e livros e entendemos que os resultados pedagógicos e a qualidade do ensino de nossa Escola não são dependentes da informatização.
ALFABETIZAÇÃO
Saber ler e escrever é fator essencial para o empoderamento e autoestima de nossos jovens e crianças, e essa energia é capaz de modificar os rumos de suas vidas. Para isso, atuamos para que as crianças e jovens tenham acesso à leitura e escrita mesmo antes de saberem ler e escrever.
Apesar da alfabetização e letramento iniciarem na Educação Infantil, é a partir do 1° ano que as intervenções dos professores se tornam mais sistemáticas, com atividades focadas sobre o sistema de escrita e, ao final do 2° ano, espera-se que se esteja consolidado o domínio do sistema de escrita alfabético.
Avaliação
Na Camino School a prática avaliativa é contínua, constante e checam-se entendimentos diariamente. O processo é composto por diversos elementos individuais e coletivos, não se limitando a provas e trabalhos escolares.
Modalidades de avaliação
Uma das ferramentas de avaliação são as rubricas de aprendizagem – formas de acompanhar a trajetória do estudante que possibilitam que o professor desenvolva critérios mais transparentes e coerentes de avaliar, bem como seus indicadores, reduzindo a subjetividade do processo.
Por meio do acompanhamento dos resultados, são possíveis correções de rumo para obter o que falta e uma noção clara de quanto já se caminhou. Para o estudante, fornece um feedback ágil e de fácil compreensão e permite uma autorreflexão em relação ao seu aprendizado.
Outras possibilidades de avaliação são as observações feitas no dia a dia, como:
- Evidências;
- Interações orais;
- Apresentações e representações solicitadas ou voluntárias.
Portfólio de Aprendizagem
O portfólio de aprendizagem, usado desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental II, pode ser descrito como uma coleção organizada dos trabalhos produzidos pelo estudante, individualmente, ao longo de uma Expedição. Proporciona uma visão ampla e detalhada que leva à reflexão sobre as aprendizagens e permite o acompanhamento do percurso.
Devolutivas individuais
Contamos com o ILP – Individualized Learning Plan, uma das ferramentas para planejamento e devolutiva individuais, onde o estudante planeja com o professor seus desafios para o próximo bimestre e pode direcionar seu esforço e atenção para obtenção de metas específicas de aprendizagem e comportamentais.
Student-Led Conferences
Ao final de cada semestre são realizadas as Student-Led Conferences, conferências onde o estudante apresenta, para suas famílias e seus professores, sua produção do período e sua autoavaliação, além de celebrar seu Passion Project, desenhar os combinados para o próximo semestre letivo e contemplar sua autoavaliação, refletindo sobre o seu aprendizado o obtendo uma visão ampliada a respeito de si mesmo.
Trilinguismo
Recebemos estudantes de diversas idades, com conhecimento prévio dos idiomas ou não, e nos mais variados níveis de fluência e temos o cuidado de introduzir os conteúdos em sala de aula em grupos que tenham habilidades semelhantes.
Currículo
O currículo pedagógico da Camino School segue a Base Nacional Curricular - BNCC, mas, inovadores que somos, fomos além: contemplamos uma matriz desenvolvida por profissionais da Escola com referências internacionais, como o AERO - American Educational Research Organization e o Teachers College, da Columbia University.
Integrando altas expectativas e ousadia, nosso currículo é vivo e inclui as dimensões individual e coletiva, subjetiva e objetiva, física e digital, com propostas que convidam os estudantes a explorar o mundo.
Expedições
Na Camino School trabalhamos com unidades bimestrais de trabalho denominadas Expedições. Uma Expedição contempla todo o conteúdo a ser trabalhado pelos estudantes em todos os campos de conhecimento, ou seja, STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), um de Humanities, um de Expressions e, semestralmente, um projeto individual chamado de Passion Project.
O estudante parte de “questões problematizadoras” para a investigação, registro de dados, formulação de hipóteses e tomada de decisões, tornando-se sujeito e protagonista de seu próprio conhecimento, tendo o professor como tutor.
HUMANITIES AND CULTURE
O currículo de Humanities and Culture nasce da reorganização das áreas de Linguagens (Espanhol, Inglês e Português) e Ciências Humanas (História e Geografia). Nossa escolha para essa organização parte da premissa de que o ser humano produz linguagem de acordo com as condições histórico-sociais nas quais está inserido, portanto, linguagem e sociedade são realidades indissociáveis, não podendo ser estudadas de forma isolada.
O ensino de línguas na Camino School respeita e valoriza as especificidades das diferentes faixas etárias e das três línguas. Voltamos nosso trabalho para que os estudantes sejam capazes de empregar os idiomas para se expressar de maneira oral, e na leitura e escrita.
STEM
É uma abordagem curricular que integra as áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (do inglês: Science, Technology, Engineering and Mathematics). O time de STEM é composto por especialistas que estabeleceram os objetivos integradores, tais como compreender e saber o método científico: hipóteses, argumentos, metodologia, proposta de resolução e análise crítica.
Uma das organizações do trabalho de STEM é o Garage 21, focado no aprendizado aplicado e nas disciplinas modernas como atividades aplicadas de robótica, pensamento e codificação computacional, design, empreendedorismo e economia e habilidades manuais.
EXPRESSIONS
Em Expressions abordamos a Arte em suas diferentes representações: música, teatro, artes visuais, dança e circo, incorporando ainda fundamentos de Corpo e Movimento/Educação Física e suas Expedições agregam as diferentes formas de expressão com as suas variadas formas de produção: técnicas, materiais, instrumentos, estilos, gêneros, artistas, autores, história e formas.
Extended Day
O Programa Extended Day é um roteiro de atividades oferecido aos estudantes regularmente matriculados de todas as séries após o horário regular de aulas, ou seja, das 16h às 18h.
No Extended Day trabalhamos três áreas de conhecimento:
- Make - atividades criativas, como crafts
- Move - atividades esportivas e de movimento corporal
- Feel - atividades de expressão como artes plásticas, música e teatro