Segmentos

Segmentos

Nossos estudantes atuam como exploradores, descobridores e criadores confiantes, enquanto desenvolvem um forte senso de pertencimento à escola, à comunidade e ao mundo em geral.

Para a construção desse repertório, competências individuais precisam ser desenvolvidas desde a Educação Infantil de forma sistemática e consistente.

Screenshot_21
02-educação

Educação Infantil

Early Years - K3, K4, K5 e 1° ano

Chamamos de Early Years, a etapa que corresponde às séries K3, K4, K5 (Kindergarten composto por estudantes de 3, 4 e 5 anos, respectivamente) e Grade 1 (de 6 anos). O 1º ano do Ensino Fundamental é considerado uma etapa de transição com características muito semelhantes à da Educação Infantil, e por isso a aproximação na didática e no planejamento.

Nesta fase o conhecimento é construído por meio da curiosidade, pelas hipóteses levantadas pela criança e pela constante ampliação de repertório cultural e de suas referências. A Educação Infantil é uma das fases mais complexas do desenvolvimento humano, principalmente na construção dos aspectos intelectual, emocional, moral, social e motor.

Fundamental I

Elementary Years - Do 2° ao 5° ano

O período denominado Elementary Years aproxima as práticas do 2º ao 5º ano e funciona como base para as demais etapas da formação educacional. Estudantes nesta fase do Ensino Fundamental ampliam seu conhecimento de mundo por meio de vivências, experiências e na prática investigativa.

03-fund-I
04-fund-II

Fundamental II

Middle School - do 6° ao 9° ano

Durante o ciclo denominado Middle School, correspondente ao Fundamental II, o estudante aprofunda sua uma relação com a Escola, com aqueles com quem convive e consigo mesmos, enquanto vivenciam as intensas mudanças físicas e psicológicas que caracterizam a chegada à adolescência.

Por isso, os processos nesta fase consideram ainda mais os aspectos socioemocionais, com ainda mais práticas direcionadas ao autoconhecimento e a relação com o corpo e estímulos ao desenvolvimento de habilidades relativas aos fenômenos emocionais.

Ensino Médio

High School – 1º e 2º anos do Ensino Médio (abertura 3º ano em 2025)

Na etapa final da educação básica, buscamos consolidar a autonomia de cada um, alicerçada na Camino School desde os anos iniciais. Entendemos que este é o momento para instigar ainda mais a elaboração do pensamento crítico e a vontade de continuar aprendendo, de modo que isso perdure para toda a vida, para além da escola.

Em uma época de grandes mudanças para o estudante, o modelo de Aprendizagem Ativa estimula a aprendizagem de um jeito muito mais engajador, cuidando dos aspectos socioemocionais e acadêmicos que essa fase da vida requer. Com um currículo trilíngue criado por grandes profissionais da educação brasileira e com metodologia validada por uma das mais renomadas universidades de educação no mundo, a Columbia University, a Camino School tem um modelo educacional que cobre totalmente a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Novo Ensino Médio e vai além, preparando os estudantes para a vida. Promovemos o desenvolvimento de diversas habilidades cognitivas e sociais que contribuem para mais equilíbrio no momento de encarar o ENEM, os vestibulares e as applications para universidades internacionais.

_MG_3075

Corpo e Movimento

Pesquisadores defendem que a motricidade não deve ser voltada apenas a desenvolver habilidades motoras, mas à aquisição de mais recursos para se relacionar com o mundo dos objetos e das pessoas. E essa transcendência é a cara da Camino School: entender que desenvolvimento físico e mental acontecem juntos, de forma a ampliar constantemente as possibilidades cognitivas e de aprendizagem.

Nosso time é composto por especialistas de diferentes áreas e as aulas acontecem em todos os espaços da escola: sala de aula, quadra, sala de artes, teatro em em todos pos segmentos:

Early Years

Trabalhamos de forma lúdica e divertida tudo o que os pequenos precisam para desenvolver e aprimorar sua coordenação motora e a percepção de si mesmo e do outro.  Equilibrar, balançar, rolar, chutar, tudo isso faz parte da exploração gestual e dos objetivos de aprendizagem para a faixa etária.

Elementary Years

Conhecer os limites do próprio corpo, suas aptidões, o porquê de existirem regras, a cultura por trás do esporte, os benefícios de exercitar-se, tudo isso faz parte de uma aparentemente simples aula de educação física ou brincadeira dirigida.

Middle School

À medida em que crescem, os desafios e as habilidades dos estudantes vão sendo aprimorados, e cada vez mais é exigido planejamento e estratégias para execução das tarefas propostas. Nesta faixa etária destaca-se o trabalho que é feito para os estudantes passem a diferenciar conceitos de jogo e de esporte, identificando as características que os constituem na contemporaneidade e suas manifestações.

06-corpo