Proposta pedagógica

Aprendizagem Ativa

Aqui, cada estudante é único - vive, lê e se expressa de forma particular. Então, por que devemos supor que todos aprendam da mesma maneira e no mesmo tempo?

O modelo da Camino School baseia-se na Aprendizagem Ativa, metodologia em que o estudante não é mero espectador, mas sim elemento central e ativo, que vai, no seu ritmo, em busca de suas perguntas para, então, respondê-las e tornar a criar perguntas, num ciclo constante de conhecimento.

Metodologia ativa é o ensino repensado, com o viés da inovação, atualizando a sala de aula e levando em conta as necessidades e interesses de cada um e do coletivo. Na Camino School, o papel do educador é o de questionador e mediador e a resposta vem com a criação de projetos, práticas e desafios que de fato motivem seus jovens e crianças.

02-aprendizagem
03-tecnologia

Tecnologia

Na Camino School, a tecnologia está a serviço da formação humana. Queremos que nossos estudantes saibam interagir com o mundo digital nas suas atividades de aprendizagem, não apenas para fazer pesquisas, mas para interagir de maneira equilibrada com o mundo físico.

Assim, usamos a tecnologia como uma grande aliada na busca pelo conhecimento, utilizando-a a favor dos processos de aprendizado. Não supervalorizamos o uso da informática, nem tampouco tentamos minimizar sua importância: o uso de gadgets coexiste com a utilização de cadernos e livros e entendemos que os resultados pedagógicos e a qualidade do ensino de nossa Escola não são dependentes da informatização.

Assim, usamos a tecnologia como uma grande aliada na busca pelo conhecimento, utilizando-a a favor dos processos de aprendizado. Não supervalorizamos o uso da informática, nem tampouco tentamos minimizar sua importância: o uso de gadgets coexiste com a utilização de cadernos e livros e entendemos que os resultados pedagógicos e a qualidade do ensino de nossa Escola não são dependentes da informatização.

ALFABETIZAÇÃO

Saber ler e escrever é fator essencial para o empoderamento e autoestima de nossos jovens e crianças, e essa energia é capaz de modificar os rumos de suas vidas. Para isso, atuamos para que as crianças e jovens tenham acesso à leitura e escrita mesmo antes de saberem ler e escrever.

Apesar da alfabetização e letramento iniciarem na Educação Infantil, é a partir do 1° ano que as intervenções dos professores se tornam mais sistemáticas, com atividades focadas sobre o sistema de escrita e, ao final do 2° ano, espera-se que se esteja consolidado o domínio do sistema de escrita alfabético.

04-alfabetização
cam

Avaliação

Na Camino School a prática avaliativa é contínua, constante e checam-se entendimentos diariamente. O processo é composto por diversos elementos individuais e coletivos, não se limitando a provas e trabalhos escolares.

Modalidades de avaliação

Uma das ferramentas de avaliação são as rubricas de aprendizagem – formas de acompanhar a trajetória do estudante que possibilitam que o professor desenvolva critérios mais transparentes e coerentes de avaliar, bem como seus indicadores, reduzindo a subjetividade do processo.

Por meio do acompanhamento dos resultados, são possíveis correções de rumo para obter o que falta e uma noção clara de quanto já se caminhou. Para o estudante, fornece um feedback ágil e de fácil compreensão e permite uma autorreflexão em relação ao seu aprendizado.

Outras possibilidades de avaliação são as observações feitas no dia a dia, como:

Portfólio de Aprendizagem

O portfólio de aprendizagem, usado desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental II, pode ser descrito como uma coleção organizada dos trabalhos produzidos pelo estudante, individualmente, ao longo de uma Expedição. Proporciona uma visão ampla e detalhada que leva à reflexão sobre as aprendizagens e permite o acompanhamento do percurso.

Devolutivas individuais

Contamos com o ILP – Individualized Learning Plan, uma das ferramentas para planejamento e devolutiva individuais, onde o estudante planeja com o professor seus desafios para o próximo bimestre e pode direcionar seu esforço e atenção para obtenção de metas específicas de aprendizagem e comportamentais.

Student-Led Conferences

Ao final de cada semestre são realizadas as Student-Led Conferences, conferências onde o estudante apresenta, para suas famílias e seus professores, sua produção do período e sua autoavaliação, além de celebrar seu Passion Project, desenhar os combinados para o próximo semestre letivo e contemplar sua autoavaliação, refletindo sobre o seu aprendizado o obtendo uma visão ampliada a respeito de si mesmo.

Trilinguismo

Recebemos estudantes de diversas idades, com conhecimento prévio dos idiomas ou não, e nos mais variados níveis de fluência e temos o cuidado de introduzir os conteúdos em sala de aula em grupos que tenham habilidades semelhantes.

05-trilinguismo
06-curriculo

Currículo

O currículo pedagógico da Camino School segue a Base Nacional Curricular - BNCC, mas, inovadores que somos, fomos além: contemplamos uma matriz desenvolvida por profissionais da Escola com referências internacionais, como o AERO - American Educational Research Organization e o Teachers College, da Columbia University.

Integrando altas expectativas e ousadia, nosso currículo é vivo e inclui as dimensões individual e coletiva, subjetiva e objetiva, física e digital, com propostas que convidam os estudantes a explorar o mundo.

Expedições

Na Camino School trabalhamos com unidades bimestrais de trabalho denominadas Expedições. Uma Expedição contempla todo o conteúdo a ser trabalhado pelos estudantes em todos os campos de conhecimento, ou seja, STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), um de Humanities, um de Expressions e, semestralmente, um projeto individual chamado de Passion Project.

O estudante parte de “questões problematizadoras” para a investigação, registro de dados, formulação de hipóteses e tomada de decisões, tornando-se sujeito e protagonista de seu próprio conhecimento, tendo o professor como tutor.

HUMANITIES AND CULTURE

O currículo de Humanities and Culture nasce da reorganização das áreas de Linguagens (Espanhol, Inglês e Português) e Ciências Humanas (História e Geografia). Nossa escolha para essa organização parte da premissa de que o ser humano produz linguagem de acordo com as condições histórico-sociais nas quais está inserido, portanto, linguagem e sociedade são realidades indissociáveis, não podendo ser estudadas de forma isolada.

O ensino de línguas na Camino School respeita e valoriza as especificidades das diferentes faixas etárias e das três línguas. Voltamos nosso trabalho para que os estudantes sejam capazes de empregar os idiomas para se expressar de maneira oral, e na leitura e escrita.

STEM

É uma abordagem curricular que integra as áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (do inglês: Science, Technology, Engineering and Mathematics). O time de STEM é composto por especialistas que estabeleceram os objetivos integradores, tais como compreender e saber o método científico: hipóteses, argumentos, metodologia, proposta de resolução e análise crítica.

Uma das organizações do trabalho de STEM é o Garage 21, focado no aprendizado aplicado e nas disciplinas modernas como atividades aplicadas de robótica, pensamento e codificação computacional, design, empreendedorismo e economia e habilidades manuais.

EXPRESSIONS

Em Expressions abordamos a Arte em suas diferentes representações: música, teatro, artes visuais, dança e circo, incorporando ainda fundamentos de Corpo e Movimento/Educação Física e suas Expedições agregam as diferentes formas de expressão com as suas variadas formas de produção: técnicas, materiais, instrumentos, estilos, gêneros, artistas, autores, história e formas.

Extended Day

O Programa Extended Day é um roteiro de atividades oferecido aos estudantes regularmente matriculados de todas as séries após o horário regular de aulas, ou seja, das 16h às 18h.

No Extended Day trabalhamos três áreas de conhecimento: 

Nosso objetivo é proporcionar repertório diversificado, em que os participantes possam vivenciar diferentes experiências e ter contato com atividades variadas e, assim, descobrir e desenvolver habilidades e competências específicas na sua faixa etária.

07-extended
08-formação

Formação Docente

A Camino School conta com o Centro de Referência em Práticas de Aprendizagem Ativa para Educadores, com programa acadêmico desenvolvido pelo Teachers College Columbia University, composto por um Currículo de Formação de Educadores baseado nas melhores evidências sobre ensino e aprendizagem.

Por formação básica, todo o nosso corpo docente é constituído por Pedagogos, somado aos professores especialistas – os que possuem licenciatura em áreas específicas.

Nossos professores são, acima de tudo, seres criativos, flexíveis e em sintonia com o mundo atual. Aqui, o educador abandona o papel tradicional de “transmissor de conteúdos” para conhecer os interesses de sua turma e, a partir dessa proximidade, organizar o processo de aprendizagem, unindo as necessidades dos estudantes aos seus interesses e resultando na construção de conhecimentos.

Instruction – Organização da prática docente

Na Camino School, organizamos os docentes e assistentes da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental em três grupos de trabalho para garantir o desenvolvimento social, emocional e ético de seus estudantes e acompanhar as trajetórias individuais de cada um.

Teaching Residents

A Camino School conta com um programa de formação constante denominado Teaching Residents, baseado em práticas reflexivas intensas: um ciclo ininterrupto de praticar, refletir sobre a experiência, extrair aprendizados e então voltar a ela novamente, adaptando o que foi aprendido.

Realizada de forma semanal, é dessa maneira que os professores complementam e enriquecem o dia a dia dos estudantes, apoiam suas trajetórias e podem acompanhar de perto seus colegas em todos os tipos de interação.