PROGRAMA BOLSAS CAMINANTES

O PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDO

Para refletir nossos princípios norteadores plenamente no dia a dia da escola, a pauta da diversidade se torna essencial.

Cada um de nós, movidos pelo senso de solidariedade e de responsabilidade no combate à desigualdade e às fraturas sociais, é peça fundamental para promover uma transformação em que todos somos beneficiados.

O VALOR DA DIVERSIDADE NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES E NA SOCIEDADE

Sabemos que a escola é o principal espaço para o efetivo aprendizado da cidadania e que é por meio dela que:

  • Podemos tornar viável uma sociedade igualitária e estruturada;
  • Beneficiamos a todos com o desenvolvimento cognitivo e socioemocional;
  • Promovemos ganhos expressivos na socialização;
  • Compreendemos que todos somos indivíduos únicos e importantes para o mundo.
Rollo_512

ENSINAR DIVERSIDADE OU VIVER DIVERSIDADE?

Na Camino, poderíamos ensinar aos nossos estudantes apenas na teoria o que é inclusão, mas decidimos fazer da escola um laboratório para a vida, oportunizando a aprendizagem na prática cotidiana e garantindo condições para a compreensão do que é a realidade plural do Brasil e do mundo.

Para muitos estudantes, a escola talvez seja um dos poucos ambientes de convivência direta com a diversidade e uma oportunidade de construir, de forma heterogênea, um caminho para o futuro que contribui para a sociedade como um todo.

Afinal, os estudantes de hoje, de todas as camadas sociais, querem muitas coisas: realizar sonhos, conquistar o mundo, transformar. Realizando esses desejos, eles poderão inovar, criar, desenvolver suas relações, conduzir suas próprias vidas.

Afinal, os estudantes de hoje, de todas as camadas sociais, querem muitas coisas: realizar sonhos, conquistar o mundo, transformar. Realizando esses desejos, eles poderão inovar, criar, desenvolver suas relações, conduzir suas próprias vidas.

E se conseguíssemos educar uma geração que pode mais?

E se conseguíssemos contribuir para que boas oportunidades sejam oferecidas para todos e todas?

E se conseguíssemos contribuir para que boas oportunidades sejam oferecidas para todos e todas?

E se pudéssemos potencializar a riqueza da diversidade e da inclusão?

E se pudéssemos oferecer o desenvolvimento de habilidades para que, num futuro breve, jovens consigam lidar melhor com os desafios de um mundo tão complexo?


O PROGRAMA

Norteados por essas perguntas e buscando responder ao desafio de se construir uma sociedade mais inclusiva e igualitária, criamos o Programa de Bolsas Caminantes, mais uma iniciativa da Camino School em conjunto com o Instituto Camino.

 

Outras iniciativas desenvolvidas por meio desta parceria contemplam uma série de programas para levar a Aprendizagem Ativa para escolas públicas e privadas de todo o Brasil, além de formar professores e desenvolver projetos de impacto social em parceria com quem está construindo diariamente a educação.

PARTIMOS DA MUDANÇA INDIVIDUAL PARA UM IMPACTO COLETIVO ONDE TODA SOCIEDADE SE BENEFICIA

Nossas bolsas de estudo são direcionadas para crianças e jovens de 3 a 14 anos no seguinte perfil:

- De baixa renda e residentes na região metropolitana de São Paulo – SP;
- Autodeclarados negros, pardos ou indígenas;
- Pessoas com deficiência – PcD e PNE;
- Com altas habilidades.

Por meio do nosso Programa, no curto prazo, oferecemos acesso à educação de qualidade aos estudantes e, no longo prazo, abrimos caminho para que essas crianças sejam líderes, acessem as melhores universidades e cheguem ainda mais longe.

Com o apoio de sua comunidade de famílias, professores, colaboradores e mantenedores, já no seu primeiro ano de atividades, em 2020, disponibilizou 20 bolsas de estudo para estudantes de diferentes realidades sociais.

Nosso compromisso é intenso, pois entendemos que a concretização de um mundo plural e interconectado só se dará por meio de mudanças na base de tudo: a educação.

Desde o início do Programa, beneficiamos 39 estudantes, sendo 32 deles custeados somente pela Camino. Nosso investimento hoje é de cerca de R$ 3.2M anuais para proporcionar essa oportunidade de transformação.

COMO FUNCIONA

A Camino School oferece três modalidades de bolsas de estudo, que cobrem a anuidade, os valores referentes à alimentação, material escolar, uniforme, transporte e saídas pedagógicas:

Subsidiamos 35% da mensalidade de cada estudante do Programa, abrindo mão inteiramente do lucro advindo dos bolsistas. Os apoiadores se comprometem com o restante, que pode variar entre 25%, 50%, 75% ou 100% do valor residual.

O PROCESSO SELETIVO

O edital público de oferta de vagas é lançado no segundo semestre, para que os estudantes contemplados ingressem no ano letivo seguinte. O processo é dividido em 3 etapas:

1. Inscrição e envio de documentos

2. Análise da documentação e triagem socioeconômica

3. Entrevista com as famílias

A seleção dos estudantes também conta com parâmetros objetivos e subjetivos: proximidade geográfica, presença de irmãos na escola, engajamento da família com a educação dos filhos e adesão ao projeto político-pedagógico da Camino School.

FAÇA PARTE DESTE MOVIMENTO!

Com seu apoio, mais jovens poderão ter acesso a uma educação de excelência e a serviço da vida.

 

Convidamos organizações e pessoas que tenham o mesmo sonho que a gente para que façam parte de uma grande onda de transformação social por meio do custeio de 1 ou mais bolsas de estudo.

Atualmente, contamos com o apoio do Kaszek Ventures e de pessoas físicas como Andrew Lyle e Fernando Shayer que, há 3 anos, viabilizam os estudos de crianças e jovens que só precisavam de uma oportunidade.

CONTRAPARTIDAS

Os doadores que financiam o Programa Bolsas Caminantes têm uma série de benefícios que incluem oportunidades de nomeação de espaços, participação em ações da escola, reconhecimento especial e convites para eventos ao longo do ano, além de outras iniciativas.

Todos as contrapartidas são válidas enquanto o custeio estiver em vigor. Em caso de não renovação, as prerrogativas não são mantidas.

Junte-se a nós nesta iniciativa de transformação. São ações como esta, que englobam diversidade e responsabilidade social, que poderão trazer novos olhares para solucionar os problemas de desigualdade que enfrentamos hoje.