Quem somos
A camino school
Fundada em 2020, a Camino School é uma escola trilíngue (português, inglês e espanhol), integral e tecnológica, que utiliza o melhor de cada teoria educacional direcionada a uma prática conectada e humana.
Trabalhamos com metodologias ativas, que estão presentes por meio de suas principais técnicas e ferramentas: no ambiente escolar, nas formas de interações entre todos e, principalmente, nas mais diferentes estratégias para transmitir o conhecimento.
A concepção da Escola se deu pela reunião de estudantes, mães, pais, educadores, filósofos e empreendedores que se uniram para trocar inquietações e desejos sobre como construir uma educação de excelência para os tempos de hoje e do que está por vir. Os resultados dessas discussões embasaram o pensamento de todos os elementos da Camino, do espaço físico às estruturas organizacionais e à metodologia.
Fazemos parte da Camino Education, e nosso currículo atende à BNCC e contempla uma matriz desenvolvida com a participação de profissionais da American Educational Research Organization e do Teachers College, da Columbia University.
We are Kind
We are Learners
We are the School and it looks like Us
PRINCÍPIOS
Nossa busca é educar a mente para o imponderável e o coração para o presente, construindo caminhos para o futuro que queremos.
A partir da reflexão sobre a educação que requeremos, norteamos a Camino School com base em três princípios:
Proposta Pedagógica
Partindo das teorias da Ciência da Aprendizagem, pesquisadas há décadas por teóricos como Charles Bonwell e James Eison, e contextualizadas ao mundo de hoje e nossa sociedade, a Escola se guia por princípios e ancora-se nas experiências didáticas de algumas premissas pedagógicas:
Aprendizagem Ativa Baseada em Projetos
Nossos projetos têm duração de um bimestre, totalizando 4 por ano, e são planejados para resolver problemas da vida real, privilegiando a aprendizagem de conteúdos contextualizados que consideram o ritmo, preferências e aptidões de cada estudante, somados às necessidades e direitos de aprendizagem individuais e coletivo.
Aprendizagem por Competências e Compreensões de Longo Prazo
Como cada estudante tem seu próprio ritmo, o ritmo da aprendizagem é variável. O ponto de partida para que se apresente novos conteúdos, contextos e olhares, desenvolvendo-os ao longo de seu caminho, é a bagagem que cada estudante traz consigo - seus conhecimentos, habilidades e atitudes prévias.
Embasamento de práticas na Ciência da Aprendizagem
Novos estudos sobre como a aprendizagem acontece no cérebro são parte fundamental de como planejamos nossa prática. A parceria com a Teachers College da Columbia University, mais antiga escola de formação dos EUA, tem como objetivo garantir a atualidade da proposta, fazendo parte da formação de todo o corpo docente.
Avaliações que contemplem o desenvolvimento integral do estudante
Uma vez que trabalhamos por projetos, o desenvolvimento de cada um é analisado de acordo com a compreensão do que é esperado na etapa em que se encontra, seguindo. Poderão ser utilizados questionários, produção de textos, cálculos e uma rica gama de métodos avaliativos, sempre buscando o desenvolvimento acadêmico, cognitivo, emocional e ético do estudante.
Práticas para Desenvolvimento cognitivo, socioemocional e ético
Estudantes são seres integrais e a escola é o ponto de referência de seu desenvolvimento. É nesse espaço que contextualizamos não só suas habilidades cognitivas, mas também as sociais, emocionais e éticas. Assim, na Camino, todo o trabalho de seus professores é desenhado para atender a todas essas dimensões: corpo, mente, cognição e emoção.
Homologia de processos
Acreditamos que a educação é resultado de um trabalho bem-sucedido entre as famílias e a escola, em colaboração. A parceria com pais e responsáveis só se constitui na transparência, na disponibilidade de ter conversas francas e na responsabilidade de nossas decisões.
Parceria com Pais e responsáveis
Acreditamos que a educação é resultado de um trabalho bem-sucedido entre as famílias e a escola, em colaboração. A parceria com pais e responsáveis só se constitui na transparência, na disponibilidade de ter conversas francas e na responsabilidade de nossas decisões. Comunicação e convivência precisam ter espaços espontâneos e institucionais que valorizem o mesmo princípio, sempre abertos para o diálogo construtivo da escola que queremos construir.
Equipe
Nossos profissionais estão em busca constante pelo alcance dos objetivos propostos em cada esfera e no todo: resolução dos problemas, tomadas de decisões, monitoramento e melhoria dos planos de ação. É assim que garantimos também a sustentabilidade da Escola.
A grande missão é assegurar o cumprimento de todas as funções, principalmente a educativa, que é a razão de ser da toda escola. Conheça a seguir nossas lideranças pedagógicas:
Leticia Guimarães Lyle
Diretora da Camino School e coofundadora da Camino Education
Marcela de Camargo
Coordenadora da Educação Infantil
Cintia Justino
Coordenadora do Ensino Fundamental I
Antes de se tornar caminante, exerceu a função de pesquisadora no Carnegie Museum of Natural History, na cidade de Pittsburgh – EUA e lecionou em cursinhos voluntários na cidade de Ribeirão Preto – SP.
Na Camino desde 2019, iniciou sua trajetória como professora especialista do time de STEM, atuando em todos os segmentos da escola e, a partir de 2022, assumiu a Coordenação do Ensino Fundamental I, integrando o time de Instructions.
Eric Endo
Assessment Dean
Seu primeiro contato na Educação foi como designer no projeto Samsung Smart Schools, apoiando o processo de inovação pedagógica por meio da tecnologia em 5 escolas estaduais da capital paulista – e desde então vem se aprofundando cada vez mais na área, com foco na relação entre aprendizagem, design e tecnologia.
Na Camino desde 2019, participou da concepção da CLOE® como gerente de produto e líder técnico, e hoje atua como especialista de tecnologia em STEM e Academic Dean for Assessment na Camino School.
Leticia Guimarães Lyle
Diretora da Camino School e coofundadora da Camino Education
Ana Paula Martins
Instruction Dean
Caio Moretto Ribeiro
Coordenador do Ensino Fundamental II
Marcela de Camargo
Coordenadora da Educação Infantil
Cuca Righini
Knowledge Dean
Natália Harger
Head of Whole Child Development
Cintia Justino
Coordenadora do Ensino Fundamental I
Eric Endo
Assessment Dean
Manifesto
O que é ser Camino?
É saber que provas, tarefas de casa e entrar na melhor faculdade são muito importantes. Mas inovar é ir além. Sendo uma escola que escuta. Com estudantes criativos. Curiosos. Exploradores. Pensadores. Diversos. Comunicativos. Estudiosos. Proativos. É ser um lugar acolhedor, mas fora da zona de conforto. Ser Camino é saber que o que aprendemos na sala de aula não cai só na prova. Também "cai" na vida: nas relações profissionais e pessoais. Por isso, decoreba aqui não funciona. O que funciona é um aprendizado pensado para cada estudante. É entender que a cultura tem que estar no nosso dia a dia. Seja aprendendo uma nova língua ou sobre as nossas diferenças. É saber que na sala de aula vivem muitos sonhos. E a Camino School está no caminho para realizar cada um deles.
Camino School Explorar, Viver, Aprender
Nossos Princípios
Nossa busca é educar a mente para o imponderável e o coração para o presente, construindo caminhos para o futuro que queremos.
A partir da reflexão sobre a educação que requeremos, norteamos a Camino School com base em três princípios:
• Totalidade: Entendemos que a totalidade da experiência humana é elemento essencial da aprendizagem. Somos aprendizagem e evolução permanentes, em fluxo com o mundo.
• Relações Humanas: Nossa Humanidade decorre das relações que construímos ao longo da vida. Fomentamos amor, gratidão, empatia, e compaixão como elementos fundamentais da educação.
• Autoria: O princípio da Autoria vem do potencial de cada indivíduo intencionalmente criar e transformar caminhos. Queremos nossos estudantes e professores a tornar o mundo um lugar melhor, trazendo a melhor versão de si mesmos para suas vidas e comunidades.
Bolsas
A Camino School está intensamente comprometida com a educação enquanto agente na constituição de uma sociedade que aprecie e valorize a diversidade. Enfatizamos esse compromisso em nossa rotina pedagógica e administrativa por meio de ações voltadas para reduzir as fraturas sociais.
No início de 2021, lançamos o Programa de Bolsas Caminantes, que oferece bolsas de ensino que variam de 75% a 100% para estudantes de 4 a 14 anos, autodeclarados negros, pardos ou indígenas, e de baixa renda, residentes na região metropolitana de São Paulo – SP.
Recebemos o apoio do Kaszek Ventures e do SoftBank Group Corp., além de pessoas físicas que, somados, viabilizam o estudo de alta qualidade para crianças e jovens. É um bem para todos: trazemos a diversidade para dentro da Escola e damos passos importantes para promover a transformação rumo à construção de um futuro no qual todos somos beneficiados e em que aspiramos viver.
imprensa
A Camino School, sua equipe e suas atividades são frequentemente destacadas pelos mais diversos veículos de comunicação. Confira!
Caso queira fazer alguma solicitação de imprensa, entre em contato com a Mira Comunicação.
19/06/2023 - O Estado de São Paulo
Como é estudar em escola trilíngue
29/05/2023 - Blog Faber-Castell Edux
O jeito certo de lidar com os medos na infância
29/05/2023 - IstoÉ Dinheiro
O fim da lição de casa?
19/05/2023 - Folha de Pernambuco
Consumo consciente é assunto essencial dentro da sala de aula
12/05/2023 - UOL Brasil Escola
13 de maio: Dia Nacional da Denúncia Contra o Racismo
18/04/2023 - Portal SIEEESP
Os desafios da inclusão de alunos com TEA
09/04/2023 - Revista Circuito
Abril Azul: os desafios da
inclusão de alunos autistas nas escolas
02/04/2023 - Portal UOL por Mariana Kotscho
Os desafios da inclusão de alunos autistas nas escolas
24/03/2023 - Guia Escolas
Prêmio Educação para Gentileza e Generosidade 2022 Escolas
03/03/2023 - Escolas Exponenciais
Como a autonomia impulsiona o processo de ensino e aprendizado?
28/02/2023 - Rádio CBN Amazônia
Novo ensino médio como se adaptar a essa mudança?
28/02/2023 - Portal SIEEESP
Desconhecimento sobre Novo Ensino Médio agrava insegurança dos alunos
13/02/2023 - Escolas Exponenciais
10 músicas para trabalhar na Educação Infantil
06/02/2023 - Direcional Escolas
Como manter uma gestão
financeira saudável, planejada
e monitorada?
03/02/2023 - Porvir
Porvir encerra exposição no
Museu Catavento com 70 mil
visitantes
02/01/2023 - Educador 21
13 motivos para investir em tecnologia na Educação
03/04/2022 - Época Negócios
Cartas Pokémon voltam a ser febre nas escolas
06/04/2022 - UOL - Viva Bem
Projetos em escolas ensinam importância da alimentação saudável às crianças
03/04/2022 - O Estado de S.Paulo
Batalhas Pokémon ganham nova geração
26/03/2022 - O Estado de S.Paulo
Volta às aulas tem teste, mapa da vacina e máscara reforçada
18/03/2022 - O Estado de S.Paulo
Máscaras passam a ser opcionais em escolas de SP
18/03/2022 - IstoÉ Dinheiro
Algumas escolas recomendam o uso de máscaras
17/03/2022 - Portal G1
Uso de máscaras deixa de ser obrigatório em escolas em SP
16/03/2022 - Portal G1
Escolas privadas de SP pedem o fim das máscaras nas salas de aula
11/03/2022 - Portal bebe.com.br
Como conversar sobre conflitos e guerras com as crianças pequenas
07/03/2022 - Revista Crescer
Na escola sem estresse
07/03/2022 - ArchDaily
Como o UX Design pode ajudar a construir cidades melhores: entrevista com Cuca Righini
28/01/2022 - Revista Veja SP Como escolas estão se preparando para volta às aulas em meio à ômicron
28/01/2022 - Jornal O Estado de S. Paulo Volta às aulas tem testes de covid e mapeamento de vacinação
27/12/2021 - Revista Educação Escola de SP cria manual antirracista e comitê da diversidade
10/12/2021 - Jornal SIEEESP Ventilar novas perspectivas: Uma reflexão sobre os espaços físicos das escolas
05/12/2021 - R7 Educação 'Escola não precisa buscar solução na Finlândia', diz educador
03/12/2021 - Revista Educação Projetos em educação climática são destaques em evento gratuito
30/11/2021 - Jornal SIEEESP José Pacheco visita o Brasil e analisa o ensino nacional